domingo, 23 de janeiro de 2011

Técnicas para lidar com a ansiedade

O que fazer quando a ansiedade começa a atrapalhar nos afazeres do dia-a-dia? Basta usar algumas técnicas para voltar a ter o equilíbrio necessário
Freqüentemente nos deparamos com situações que desencadeiam ansiedade, seja no trabalho, na nossa vida familiar ou social, e até mesmo quando praticamos uma atividade física. A ansiedade é vivenciada quando não sabemos ao certo o que está por vir.

A maioria dos atletas que se prepara para uma competição irá experimentar algum tipo de ansiedade. Isso acontece porque, mesmo que essas pessoas tenham treinado bastante e seguido à risca as orientações recebidas, ainda assim, não podem prever exatamente como será seu desempenho. Portanto, sentir-se ansioso antes de um jogo faz parte da rotina de um atleta.

A literatura comprova que um pouco de ansiedade é até positiva em determinados contextos, mas o excesso de ansiedade pode prejudicar o rendimento do atleta. O que fazer então? Apresentaremos a seguir algumas estratégias que podem ser utilizadas para minimizar as causas da ansiedade e modificar as reações corporais aos eventos estressantes.

Muitas vezes a ansiedade é disparada a partir de um pensamento negativo sobre a situação. Por exemplo, imagine um atleta que durante o jogo focaliza sua atenção no erro, repetindo para si mesmo, por exemplo, que não consegue acertar o passe. Esse tipo de pensamento vai desencadear ansiedade. O primeiro passo é identificar e modificar esses padrões de pensamento, através de uma reavaliação cognitiva, ou seja, é preciso modificar a maneira de encarar a situação. No exemplo acima, o atleta poderia pensar e falar para si mesmo: “Treinei bastante e vou conseguir fazer bons passes”. É possível mudar o nosso comportamento se mudarmos o nosso pensamento sobre a situação.

O treinamento mental ou visualização também pode ser uma estratégia eficaz para minimizar a ansiedade antes de um jogo, ou mesmo em situações de treinamento. Essa técnica consiste em imaginar-se e sentir-se desempenhando uma atividade. É fundamental que os atletas sempre imaginem que estão sendo bem-sucedidos.

Outra estratégia que pode ser utilizada quando a ansiedade é elevada é o relaxamento. Existem diversas técnicas de relaxamento. Uma técnica bastante difundida é o relaxamento muscular progressivo, desenvolvida e descrita por um médico chamado Edmond Jacobson. Essa técnica envolve a contração e relaxamento, alternadamente, de diversos grupos musculares. O objetivo é prestar atenção às sensações experimentadas quando os músculos estão contraídos e quando estão relaxados.

As estratégias descritas acima podem auxiliar atletas a enfrentarem a ansiedade experimentada antes de uma competição, ou em qualquer situação de sua vida.