terça-feira, 11 de setembro de 2012

Respirar pela Boca prejudica o rendimento Atlético

Pessoas que respiram predominantemente pela boca, a chamada respiração bucal, tanto na inspiração quanto na expiração apresentam sensíveis quedas nos seus rendimentos esportivos.

Quando se respira pela boca, o ar não sofre filtragem, pré-aquecimento e umidificação como acontece com a respiração nasal. Infecções de amígdalas, adenóides, faringes e brônquios são muito freqüentes nessas pessoas.


O respirador bucal apresenta geralmente palato estreito e muito curvo, uma mordida aberta, lábios entreabertos, cabeça e pescoço inclinados para frente, tórax pouco desenvolvido, expressão de cansaço e sonolência. Têm diminuição da capacidade aeróbica e a mastigação prejudicada atrapalha a digestão.

O método mais moderno de correção chama-se “straight ware”, técnica especializada da ortodontia que fundamentalmente usa pequenos e bem adaptáveis aparelhos ortodônticos metálicos e plásticos que modificam a posição do palato duro (ou céu da boca). Em muitos casos, a correção é capaz de melhorar a capacidade aeróbica em 15% a 20%.


por: Dr. Osmar de Oliveira