domingo, 16 de janeiro de 2011

A importância da fisioterapia desportiva para prevenir lesões em atletas

O que é a fisioterapia desportiva?

É um componente da Medicina Esportiva e suas práticas e métodos são aplicados no caso de lesões causadas pelos esportes, com o objetivo de prevenir e recuperar estas lesões.


Com o que trabalha a fisioterapia desportiva?

A fisioterapia aplicada à área esportiva dedica-se não somente ao tratamento do atleta lesado, mas, também, à adoção de medidas preventivas, a fim de reduzir a ocorrência de lesões. O trabalho preventivo é realizado de maneira eficaz, com base no levantamento dos fatores de risco das lesões que dizem respeito à modalidade da área esportiva específica.


O trabalho da fisioterapia dentro da área esportiva mostra-se diferente dos outros, pois tudo tem que ser muito mais rápido e funcionalmente mais efetivo, pois o atleta, mais do que qualquer outro indivíduo, precisará executar todas as funções do seu corpo, músculos, ossos e articulações, no máximo de eficiência para executar perfeitamente todos os movimentos.

A repetição de determinados tipos de atividade com posições e movimentos habituais e o período e a sobrecarga de treinamento, provocam um processo de adaptação do organismo, resultando em efeitos prejudiciais para a postura, favorecendo o desequilíbrio muscular. Deste modo, a fisioterapia dentro do esporte, mostra seu importante papel na implementação de medidas de caráter preventivo, a fim de minimizar a ocorrência de lesões, ocasionadas por este grau de desequilíbrio.