segunda-feira, 14 de junho de 2010

Histórias do Esporte - Brasil vence Espanha e é hexacampeão Mundial de Futsal

A seleção brasileira venceu a Espanha nos penalties e é o hexacampeão Mundial de Futsal sobre a Espanha, em jogo no Maracanãzinho, no Rio. Mais que o título, a partida também pôs em jogo a hegemonia no esporte, já que os espanhóis desbancaram o Brasil e sagraram-se campeões nas duas últimas edições do Mundial em 2000 e 2004.

Escalação do time do Brasil


No tempo regulamentar a partida da final terminou em 2 x 2, com gols, pelo Brasil, de Marquinho e Vinícius, e pela Espanha, de Torras e Álvaro. A prorrogação foi sem gols o que levou a definição para as penalidades.

O Brasil iniciou as cobranças dos penalties com Marquinho, que fez o gol. Em cobranças alternadas, os brasileiros Wilde e Ciço marcaram, bem como os espanhóis Kike e Ortiz. Entretanto, o goleiro brasileiro catou a terceira cobrança espanhola, de Torras.

Em seguida Lenísio, pelo Brasil, e o espanhol Álvaro também marcaram. Ari, que poderia encerrar a partida em favor do Brasil não conseguiu marcar, mas ainda assim os brasileiros levaram a melhor quando em seguida Marcelo foi o segundo espanhol a não marcar.

A Espanha foi para a final depois de derrotar a Itália por 3 a 2. Os italianos, por sua vez, derrotaram a Rússia na semifinal e ficaram em terceiro.

O Brasil já tinha vencido os títulos Fifa em 1996, 92 e 89. Antes, já havia levado os de 82 e 85, quando o torneio era organizado pela extinta Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão). Com o título de hoje o Brasil conquistou o hexacampeonato.

                  
Melhores momentos da final