domingo, 18 de novembro de 2012

Brasil bate Fúria na prorrogação e conquista o hepta

A seleção brasileira sofreu muito, precisou ir para a prorrogação, mas venceu a Espanha por 3 a 2, neste domingo (18), em Bangcoc, e faturou o título do Mundial de Futsal da Tailândia. Depois de empate por 2 a 2 no tempo normal, Neto apareceu a 19 segundos para o fim do tempo extra, marcou seu segundo gol na partida, e se tornou o herói da conquista.

Foi o sétimo título mundial da seleção brasileira. Os dois primeiros, em 1982 e 1985, aconteceram quando a competição era organizada pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), e por isso a Fifa só reconhece os últimos cinco (1989, 1992, 1996, 2008 e agora em 2012).

                                  Simi Alemão Brasil Espanha Mundial de Futsal (Foto: Getty Images/Fifa)

A conquista deste domingo teve ainda mais significado por acontecer diante do principal rival brasileiro na luta pela hegemonia no futsal. A Espanha havia conquistado dois dos últimos três Mundiais e estava em busca de seu terceiro troféu. No entanto, como há quatro anos, quando venceu nos pênaltis os próprios espanhóis, o Brasil deixa a competição com o troféu.

Para chegar à final, a seleção do técnico Marcos Sorato passou pela primeira fase na primeira colocação do Grupo C, que tinha também Portugal, Japão e Líbia. Nas oitavas de final, 16 a 0 sobre o Panamá, e nas quartas, vitória difícil sobre a Argentina por 3 a 2, na prorrogação, após estar perdendo por 2 a 0. Na semifinal, a vítima foi a Colômbia, que caiu por 3 a 1.

Veja os gols da final abaixo:

video

Imagens tiradas do youtube


Espanha: Juanjo, Kike, Aicardo, Alemão e Fernandão. Entraram: Ortiz, Torras, Álvaro, Miguelin, Lozano, Borja e Lin. Técnico: Venancio López.


Brasil: Tiago, Neto, Gabriel, Simi e Fernandinho. Entraram: Ari, Rafael Rato, Vinicius, Jé, Falcão, Wilde e Rodrigo. Técnico: Marcos Sorato