quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Indicação - Invasão de Campo: Adidas, Puma e os Bastidores do Esporte Moderno

Duas das maiores marcas no mundo do esporte tiveram origem na mesma família, após a ruptura entre Adi Dassler e Rudolf Dassler que comandavam uma fábrica de sapatos esportivos chamada Gebrüder Dassler (“Irmãos Dassler). Invasão de Campo narra os bastidores desde a criação da marca Adidas (Adi Dassler) e Puma (Rudolf Dassler) até os dias atuais.

Segundo a autora, apesar de toda a especulação, somente a própria família tem a versão correta sobre a ruptura.

O fato é que durante anos após a criação das duas marcas, a rivalidade entre elas continuou, mesmo quando os dois irmãos deixaram de comandar as empresas e comando passou para seus filhos. As duas marcas tiveram um papel importante na evolução da forma como o esporte no século XX se desenvolveu como negócio.

A começar pelos altos contratos entre atletas e as marcas, Pelé, por exemplo, foi alvo de uma campanha secreta da Puma para sua vinculação com a marca e até hoje permanece como um embaixador da mesma, passando pelo suporte a presidentes da Fifa e do comitê Olímpico, como João Avelange que recebeu o suporte de Horst Dassler (Adidas) para se tornar presidente da Fifa e depois privilegiar Horst em contratos de publicidade.