sábado, 28 de maio de 2011

Sheik tem corpo escaneado por aparelho de R$ 300 mil

Após sofrer com a estrutura do Flu e cutucar ex-clube, Emerson tem seu corpo escaneado para evitar novas lesões


Emerson tem o corpo escaneado pelo DEXA, aparelho que custou quase 300 mil reais (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) lancenet


Ao apresentar-se no Corinthians, Emerson Sheik cutucou a estrutura do Fluminense, seu ex-clube, com elogios à nova casa. Uma atitude em consequência às lesões sofridas nas Laranjeiras, que o deixaram com fama de jogador que fica mais tempo no departamento médico do que em campo.

Nesta quarta-feira, o atacante teve uma amostra dessa nova realidade, ao ver seu corpo escaneado por um aparelho que custou cerca de 300 mil reais. O Dexa, como ficou conhecido no meio, é um moderno equipamento de análise da composição corporal. Ele obtém o nível de desgaste ósseo e muscular, assim como a medida do índice de gordura – avaliação em seis minutos.

Com as informações em mãos, os fisioterapeutas podem dar início a um tratamento preventivo, enquanto os preparadores físicos têm melhores condições de definir a carga de treinamento. Procedimentos fundamentais para evitar que jogadores tenham lesões musculares ou ligamentares. Problemas esses que atormentaram Sheik no ex-clube.

O aparelho, com índice de erro inferior a 3%, é raro no futebol brasileiro. O consultor médico Joaquim Grava, um dos responsáveis por trazer o aparelho ao Timão, falou ao LNET!:

– O Corinthians é um dos poucos clubes do Brasil que têm essa tecnologia. Hoje, você não se preocupa muito com a balança, e sim, com a porcentagem de gordura. Esse aparelho tem um a margem de erro pequena. Esse independe do examinador. Quando esse teste é realizado manualmente, essa taxa de erro é muito maior – explicou o médico.

A idéia para a compra deste aparelho surgiu quando o clube estava em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Na ocasião, os médicos corintianos estiveram em contato com profissionais da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).


Densitômetro Ósseo da Discovery (Dexa). ENTENDA:

O que é?

Densitômetro Ósseo da Discovery é um moderno equipamento de análise da composição corporal. Popularmente, é chamado “scanner” do corpo humano. A palavra Dexa, que também é usada para denominar o aparelho, é a sigla de Dual Energy X-ray Absorptiometry.


O que faz?

A densitometria óssea por DEXA é um método quantitativo de avaliação da massa óssea. Com ele, o departamento médico do clube consegue obter o nível de desgaste ósseo e muscular do atleta, assim como a medida do índice de gordura. O tempo para avaliação geral do jogador dura cerca de seis minutos.


Como é feita a análise?

A técnica baseia-se na passagem pelo corpo do paciente de um feixe de radiação gerado por uma fonte de raio X com dois níveis de energia. Este feixe atravessa o indivíduo no sentido póstero-anterior e é captado por um detector. Aparelho calcula a densidade de cada amostra a partir da radiação que alcança o detector em cada pico de energia. O tecido mole (gordura, água, músculos, órgãos viscerais) atenua a energia de forma diferente do tecido ósseo, permitindo a construção de uma imagem da área de interesse.

Nota: a dose de radiação que o operador do aparelho recebe, mantendo-se a um metro da mesa com o aparelho em uso, está nos mesmos níveis da radiação ambiental. Ou seja, nociva.


Onde é utilizado?

A densitometria por DEXA pode avaliar a coluna lombar, o fêmur, o antebraço e o corpo inteiro com sua composição corporal. É possível também fazer teste em cada parte do corpo, individual.

Preço

O aparelho custou cerca de R$ 300 mil. O clube o conheceu por intermédio da equipe médica do clube Rede, de atletismo, que usa o equipamento, na cidade de Presidente Prudente.