segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A importância da fisioterapia no esporte


Possíveis lesões podem ser evitadas com o auxílio do fisioterapeuta


O futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil, sendo de estrema importância para as equipes que seus atletas não se machuquem, já que isso implica diretamente nos resultados dentro de quadra e gastos que não estavam previstos.
A Fisioterapia surge como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação dessas lesões, bem como, das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético (Aparelho Locomotor).

Para isso, o fisioterapeuta tem que acompanhar os treinos e o jogos da equipe para conhecer as exigências especificas dessa modalidade esportiva ( futsal ) identificar causas e fatores de risco que possa evitar uma lesão mais grave.

Dentre as funções do Fisioterapeuta Esportivo que atua com atletas de futsal, podemos destacar o auxílio durante a fase de preparação, quando o Fisioterapeuta, trabalha em conjunto com o preparador físico e treinador da equipe, realizando trabalhos de avaliação e correções posturais, avaliações quanto ao tipo de pisada do atleta e dessa forma sugerir mudanças e indicação do calçado mais adequado. Pelo conhecimento de Anatomia, Biomecânica, Cinesioterapia e Propriocepção, serão realizados trabalhos preventivos de reequilíbrio muscular, a fim de reduzir os riscos de lesões e dores, além de também evitar problemas e dores durante o treinamento e no Jogo.

Durante o evento esportivo o Fisioterapeuta vai assistir o atleta no que for necessário, auxiliando durante sua fase de aquecimento, e após a partida, realizando terapias para relaxamento muscular, e se necessário, alguma técnica Fisioterapêutica para dar início ao tratamento caso o atleta venha sentir alguma dor ou sofrer algum tipo de lesão durante a partida.

A maioria das lesões é decorrente de contatos diretos entre atletas, devido á características dessa modalidade esportiva. Além disso, o excesso de treinamento sem o tempo necessário para a recuperação fisica do atleta pode levar á incidência de lesão

A recuperação de um atleta depois de lesionado requer um acompanhamento diário do fisioterapeuta, para que o mesmo retorne as quadras no menor tempo possível e possa fazer com que sua equipe não sinta sua falta.