sábado, 30 de outubro de 2010

Baropometria - Teste da Pisada

O aparelho de baropodometria é um equipamento desenvolvido para a análise de pressão plantar exercida pelo corpo e sua anatomia, tanto em posição estática ( parado ) quanto dinâmica avaliando assim seu tipo de pé e pisada como também possíveis desvios posturais, daí se dá a importância da realização do teste de avaliação postural conjuntamente com o teste de pisada.

Qualquer pessoa pode fazer o exame, seja ele atleta ou não. Com isso ela pode melhorar sua qualidade de vida.

O exame tem como por objetivo:

· Avaliar possíveis desequilibrios posturais
· Pontos excessivos de pressão plantar
· Análise da biomecânica da marcha
· Detectar alterações biomecânicas em sua postura
· Descarga de peso excessiva

Por que da avaliação postural?

Em primeiro lugar, para se caracterizar um desvio postural, deve-se ter o conhecimento do que é postura correta.

A boa postura é aquela que um indivíduo, em posição ortostática exige pequeno esforço da musculatura e dos ligamentos para se manter nessa posição. Representa um alinhamento dinâmico dos vários segmentos corporais, nas várias posições, de tal maneira que, cada segmento ocupe uma posição próxima à sua posição de "equilíbrio mecânico". Assim, ele encontra o melhor equilíbrio estático.

A avaliação postural tem como finalidade prevenir e futuramente corrigir possíveis alterações posturais existentes. Consiste em determinar e registrar, se possível através de fotografias, os desvios posturais ou atitudes posturais erradas dos indivíduos.