terça-feira, 17 de agosto de 2010

Atletas americanos doam cérebro para estudos de lesões

Dezesseis atletas americanos concordaram em doar o cérebro para estudos sobre concussões e lesões na cabeça após a morte. A lista inclui seis ex-jogadores de futebol americano. Os médicos querem provar que os choques de cabeça têm efeitos graves a longo prazo.


"Nosso objetivo é que as pessoas comecem a levar as concussões a sério. Isso significa tirar o jogador de campo quando receber uma pancada", afirmou Chris Nowinski, ex-atleta de luta livre e ex-jogador de futebol americano da Universidade de Harvard.

O estudo é uma ação conjunta entre o Instituto do Esporte Nowinski, comandado pelo ex-atleta e atual neurologista, e a Universidade de Medicina de Boston. Entre os atletas que concordaram em participar da ação estão estrelas da NFL como Ted Johnson, Frank Wycheck, Isaiah Kacyvenski e Ben Lynch. Ainda farão parte do estudo esportistas como Noah Welch, que defendeu o Florida Panthers na liga de hóquei no gelo, e Cindy Parlow, jogadora de futebol.

"Não deveria ter que provar a ninguém que existe algo de errado comigo", afirmou Ted Johnson, 35 anos, ex-linebacker do New England Patriots, que sofre com problemas de memória e depressão devido às pancadas que levou na cabeça ao longo da carreira. "Não quero ser vingativo, nem estou procurando abalar a NFL. Mas qualquer médico que não se preocupe com os efeitos das concussões a longo prazo deveria ter vergonha de si mesmo."

O Centro de Estudos de Encefalopatia Traumática da Universidade de Boston deve anunciar nesta quinta que o ex-linebacker John Grimsley, morto em fevereiro deste ano, é o quinto caso de atleta da NFL com lesão cerebral parecida com a de lutadores de boxe.


fonte: ESPN Brasil